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partilhar e (re)criar deviam ser palavras obrigatórias em todo o lado

Repositórios de Liberdade Educacional

11023-NMWBDO

A identificação de repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA), per se, não se revelou complexa. A presença deste tipo de repositórios na Internet não é obscura e não implica uma pesquisa rebuscada e exigente, nem envolve uma perceção especializada do tema. De igual modo, e um pouco contra a minha expectativa inicial, o manuseio dos repositórios e dos conteúdos que explorei é, na maioria das vezes, muito prático e simples para qualquer tipologia de utilizador, não exigindo um domínio mais profundo das ferramentas da Internet. Nalguns casos, inclusivamente, os próprios repositórios oferecem ferramentas que exploram e estimulam a produção e partilha de REA, bem como práticas educativas abertas. Na realidade, a única coisa que parece entrepor-se entre o utilizador e os conteúdos abertos é uma falta de conhecimento do tema que sensibilize o direcionamento da pesquisa e da publicação para este campo. Bem, isso e talvez alguma resistência natural ao novo.

A complexidade do processo de pesquisa residiu mais na redução da seleção a três exemplos e no enquadramento a dar às escolhas, considerando a diversidade de nuances a que o conceito está sujeito.

Neste sentido, e tendo sempre como referência o licenciamento livre e a disponibilidade gratuita, a possibilidade de reutilização, adaptação e partilha, optei por considerar também na minha escolha repositórios que não foram exclusivamente criados a pensar na educação, que não foram tendencialmente direcionados para o ensino superior ou que não tinham uma carga institucional na sua estruturação (“Little OER” – Weller, 2010).

Os três repositórios escolhidos enquadram, então, os seguintes âmbitos (análise dos repositórios nos links):

REA com estrutura institucional (Big OER – Weller, 2010) e com fins educativos

OER

 

REA produzidos pelo utilizador (Little OER – Weller, 2010) sem fins exclusivamente educativos mas com potencialidade pedagógica

slideshare

REA com suporte institucional sem fins exclusivamente educativos mas com potencialidade pedagógica que abrangem conteúdos em formatos diversificados

europeana

 

Algo inconsciente da representatividade dos Recursos Educacionais Abertos na Internet, a experiência de pesquisa e seleção de repositórios permitiu tomar consciência da dimensão significativa que o movimento tem em termos internacionais, das nuances a que o conceito está sujeito e da evolução natural para Práticas Educacionais Abertas a que a tipologia de utilização destes recursos obriga.

Embora a presença dos recursos abertos de origem Portuguesa seja proporcionalmente residual quando comparada com outros países, já se pode perceber a sensibilidade e preocupação com o tema. Ainda assim, persiste alguma confusão no licenciamento nalguns repositórios que anunciam a abertura dos licenciamentos mas agregam conteúdos em que o licenciamento não permite a reutilização e remistura. A título de exemplo veja-se o licenciamento deste conteúdo:

MEC.png

Bibliografia:

Camilleri, A., Ehlers, U. and Pawlowski, J. (2014). State of the Art Review  of Quality Issues related  to Open Educational Resources (OER). European Union. doi 10.2791/80171

Weller, Martin (2010). Big and Little OER. In Open Ed 2010 Proceedings. Barcelona: UOC, OU, BYU.http://hdl.handle.net/10609/4851

 

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This entry was posted on 10 de Dezembro de 2015 by in Sem categoria and tagged , , , .

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